domingo, 23 de janeiro de 2011

O FEITIÇO DO TEMPO



Lêda Mello



Hoje, mais uma vez, assisti o filme Feitiço do Tempo.
A cada vez que assisto este filme descubro um novo detalhe. Nas minhas palestras, quando quero ilustrar
o comportamento manifestado a partir de um script,
ou seja, a partir de uma idéia que a força do hábito
transformou em norma a ser seguida,
gosto de usar o filme Feitiço do Tempo.


À primeira vista, parece tratar-se de uma comédia.
No entanto, à medida que o enredo vai se desenrolando, percebemos o quanto de nós está ali, sendo encenado.


O filme lembra-me Chico Buarque cantando:
"todo dia ela faz tudo igual"...
Muda a data do calendário, o relógio marca o tempo passando, mas tudo permanece igual, dia a dia, todos os dias.


Há uma cena do filme que se passa numa calçada.
É uma das cenas que gosto de comentar.
O protagonista anda por uma larga e comprida calçada.
Alí, em um único lugar da linha d'água,
existe uma enorme poça de água.
O homem poderia escolher qualquer outro lugar para descer e
atravessar a rua, mas, infalivelmente, todos dias,
desce da calçada, exatamente,
no local onde existe a tal poça de água.
E, todos os dias, enfia o pé na mesma poça, molha o sapato e parte da perna das calças, e diz as mesmas imprecações.


Seguindo o seu script, ele "sabe" que vai dar a mancada e dá.
Quando eu pergunto às pessoas se conhecem alguém que age daquela forma, a carapuça, via de regra,
cabe na cabeça da maioria dos presentes,
em maior ou menor grau.




No encontro de hoje, asssistimos o Feitiço do Tempo.
No final, os participantes escolheram, para estudo,
o seguinte tema:
"a escolha de pisar, sempre, na mesma poça d'água".
Foi uma rica troca de experiências
que nos conduziu à reflexão
- "Por que nos repetimos nas nossas escolhas? "




Sabemos ou, pelo menos, temos idéia
do que é um script ou roteiro.
Quem vai ao teatro, acompanha novelas,
assiste filmes ou programas de tv
sabe que existe uma "marcação" e uma sequência
para as falas e comportamentos das personagens.
São estes itens que, repetidos,
garantem o aperfeiçoamento do espetáculo,
até o ponto em que os atores agem automaticamente.




Da mesma forma, no espetáculo da vida,
adotamos vários scripts ou roteiros e repetimos a sequência,
de maneira que determinados pensamentos, palavras e atitudes tornam-se automáticos.
Temos a percepção de que resultam em mal-estar,
mas permanecemos fiéis a eles,
repetindo-os, reprisando as consequências desagradáveis
e depois nos sentimos culpados
ou transferimos a culpa para os outros.


Há os que responsabilizam a fatalidade pelos seus desacertos.
Outros concluem que já nasceram assim,
o que não corresponde à verdade.
Comportamento se aprende!
Todos queriam que fosse diferente. Queriam!
É neste tempo do verbo que está a diferença.
Para que as coisas aconteçam
é preciso querer fazer diferente.


Querer fazer um novo filme da sua vida significa
que você precisa mudar o seu roteiro atual,
direcionando-o ao sucesso.


Como fazer isto?
A calçada usada no filme é enorme e o personagem
é quem escolhe sempre o mesmo local,
ou seja, o da poça d'água, para atravessar a rua.
Portanto, fique atento às suas idéias e atitudes.
Perceba que o universo é vasto e que é você quem escolhe
as idéias e atitudes para a travessia da sua vida.


Se você quer mudar, comece mudando de idéia.
Faça um balanço da qualidade e do grau de satisfação
que o seu atual script tem gerado para a sua vida
e se projete para o futuro.
Como você se vê lá, no seu futuro?
Pergunte-se se é isto o que você quer
e merece se proporcionar.


Experimente, ouse pensar e agir diferente.
Mude de calçada, faça diferente.
O feitiço do seu tempo é você quem faz!

Arapiraca (AL) - Brasil



(Desligue a playlist do blog para ver o vídeo )

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Obrigado pelo Milagre


"Obrigado pelo amor na minha vida.

Obrigado pelo amor que me rodeia.

Obrigado pelo milagre da vida que eu sou e

pelo milagre da vida que eu vejo refletido em mim.

Obrigado pela dádiva da vida que eu sou.

Obrigado pelo meu corpo perfeito, minha saúde e minha vitalidade.

Obrigado pela abundância que eu sou.

Obrigado pela riqueza da minha vida.

Obrigado pelo dinheiro que vem para mim.

Obrigado pelo ânimo e aventura de milhões de possibilidades e probabilidades.

Obrigado pelo milagre e obrigado pela alegria.

Obrigado pela beleza e pela harmonia, pela paz e a tranqüilidade.
Obrigado pelo riso e pela brincadeira.

Obrigado! Obrigado! Obrigado!"

Ptaah

ANJOS E ARCANJOS



Há momentos em nossa vida em que precisamosde alguma força superior que nos guie.É então que os anjos chegam:Eles vêm discretamente, silenciosamente.E estendem suas asas para nos proteger.E acendem uma chama para nos guiar.Clique na imagem e saiba mais ...