quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

Metafísica - A Origem.



Questões como, quem sou? De onde vim? Para onde vou? Para que e porque existo? São feitas desde que o homem se entende por homem, e já tiveram as mais variadas respostas, e até foram proibidas de serem feitas. O estudo e reflexões sobre estas questões e outras relacionadas a cosmogonia, a cosmologia e ao surgimento da vida no universo, são da alçada da metafísica.

Antes de qualquer texto propriamente dito, devemos entrar em consenso, ou seja, ter certeza que estaremos falando a mesma língua, então vamos a definição e etimologia do termo metafísica.

“Este termo foi criado por Andronico de Rodes, principal organizador da obra de Aristóteles, por volta de 50 a.C., como título dado a um conjunto de textos aristotélicos – ta metà ta physiká – que seguiam ao tratado da física, significando literalmente “após a física” (os livros que ele por um motivo qualquer os colocou após os livros de física de Aristóteles), e passando a significar depois devido a sua temática, “aquilo que está alem da física (da matéria, do material), que a transcende”.” Fonte: Dicionário Básico de Filosofia; H. Japiassú & D. Marcondes.

Hoje é Metafísica não é mais foco de investigação dentro da filosofia, simplesmente porque esta ultima se tornou uma ciência, e para a ciência aquilo que não pode ser experimentado, ou seja, comprovado através da sensibilização de um ou mais dos nossos sentidos, como ou sem o uso de equipamentos, não tem valor científico, então a filosofia colocou esta maravilha do pensamento humano no campo da história da filosofia.

Um dos pontos da máxima “Conheça a ti mesmo!” é a busca de quem sou; Quem somos nós? Temos as opiniões dos materialistas, dos espiritualistas, dos evangelistas, dos cientistas nas diversas especialidades, tem até quem não tenha opinião alguma, mas todas elas tem algo em comum, são “pontos de vista”, o que da valia às tão inspiradas palavras de Saulo : “Hoje vemos em partes, mas então veremos face a face.” Por mais que busquemos o cerne da questão, o que temos são partes dispersas e muitas vezes contraditórias, então vamos tentar montar este quebra cabeça que nos leva as nossas origens. Pronto, estamos diante da nossa primeira contradição, origem, gênese, não é contraditório a eterno?

Como algo que é eterno pode ter uma origem? Como é possível a gênese dentro da eternidade?

Paz e luz
Clayson.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Obrigado pelo Milagre


"Obrigado pelo amor na minha vida.

Obrigado pelo amor que me rodeia.

Obrigado pelo milagre da vida que eu sou e

pelo milagre da vida que eu vejo refletido em mim.

Obrigado pela dádiva da vida que eu sou.

Obrigado pelo meu corpo perfeito, minha saúde e minha vitalidade.

Obrigado pela abundância que eu sou.

Obrigado pela riqueza da minha vida.

Obrigado pelo dinheiro que vem para mim.

Obrigado pelo ânimo e aventura de milhões de possibilidades e probabilidades.

Obrigado pelo milagre e obrigado pela alegria.

Obrigado pela beleza e pela harmonia, pela paz e a tranqüilidade.
Obrigado pelo riso e pela brincadeira.

Obrigado! Obrigado! Obrigado!"

Ptaah

ANJOS E ARCANJOS



Há momentos em nossa vida em que precisamosde alguma força superior que nos guie.É então que os anjos chegam:Eles vêm discretamente, silenciosamente.E estendem suas asas para nos proteger.E acendem uma chama para nos guiar.Clique na imagem e saiba mais ...